• Daniel Renattini

Abraçando mais de um projeto ao mesmo tempo

Há quase seis anos, minha vida profissional é dividida por, pelo menos, duas áreas: design e escrita. Isso tem gerado um pouco de ansiedade aqui e ali, assim como um equilíbrio entre o que eu preciso e o que eu desejo.


Hoje, não me vejo fora de nenhuma das opções. O design é a minha área de formação e onde atuo de segunda a sexta em horário comercial. A escrita é o amor de infância que ficou afastado e retornou depois de muitos anos para um relacionamento mais maduro.


Mas por que as pessoas seriam loucas a ponto de escolher duas ou mais profissões, sendo que, em muitos casos, uma já é suficiente? Aqui, formulei algumas possibilidades:


1-Um único trabalho não é o suficiente para o sustento básico.

2-Um anseio muito grande por testar novas possibilidades.

3-A profissão de formação não é o que a pessoa se imagina fazendo até se aposentar, então tenta descobrir o que a satisfaz de forma mais completa.

4-Sair da rotina.

5-A mania de se empolgar e abraçar vários projetos ao mesmo tempo.



Claro que existem bem mais motivos do que esses acima, mas dá pra ter uma ideia de onde você pode se encaixar. Dos itens 2 a 5, é mais comum ver pessoas das áreas de comunicação e, principalmente, de artes, com ressalva para a opção 4.


Agora, vamos a alguns cuidados.


Se você tiver condições – que podem ser tempo, dinheiro ou disciplina – de abraçar mais de uma profissão ou mais de um projeto ao mesmo tempo, lembre-se de ter cautela e respeito com o seu próprio corpo e a sua própria mente. O ser humano não tem energia ilimitada. Além disso, a ansiedade pode ser uma inimiga poderosa quando se quer terminar um projeto, fazê-lo andar e iniciar o próximo. “Como faço para controlar a ansiedade?”, você pode perguntar. Faça exercícios, reserve um momento apenas para você sentar e respirar, medite, faça reiki, jogue vídeo game, leia. “Ah, mas se eu fizer tudo isso, vou perder tempo”. Não, não vai. Você vai investir seu tempo em você e na sua saúde mental e físico. Corpo são, mente sã, projeto são.


Essas técnicas que citei não são infalíveis. Mas, aos poucos e com organização, cada um descobre o processo que funciona melhor. Às vezes, uma das etapas requer que você congele um projeto ou simplesmente risque-o da sua lista. Defina suas prioridades e onde você quer focar mais energia.


Acima de tudo, vá no seu tempo.

4 visualizações
  • Twitter - Daniel Renattini
  • Facebook - Daniel Renattini
  • Instagram - Daniel Renattini

©2018 by danielrenattini. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now